Em todo o mundo, a economia se fortalece pela compra e venda entre países. O comércio internacional aquece o Produto Interno Bruto (PIB) não só do Brasil, e a gestão de compra, entrega e transporte desses itens é o que chamamos de logística.
Quando esse comércio acontece entre países, é da logística internacional que estamos falando.A logística internacional tem um papel importante para estreitar essas relações e facilitar as transações de produtos e serviços. Entretanto, assim como em outros setores, é comum encontrarmos diversos desafios, sejam eles internos ou externos.
O que é logística internacional?
Logística internacional é o ramo da logística que tem como objetivo tratar do comércio internacional, ligando fabricantes aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores em diversos pontos do mundo. Ela leva em consideração diversos fatores que influenciam essa prática comercial, tais como o desenvolvimento constante da tecnologia de informação, transporte, movimentação e armazenagem.
O processo de logística tradicional tem um papel estratégico, no qual é necessário lidar com o abastecimento de empresas e distribuição de mercadorias.
Já a logística internacional acontece entre dois ou mais países onde a regulamentação que deve ser seguida para envio de cargas é baseada nas políticas e legislação de comércio exterior.
A logística internacional atua como uma atividade fortemente estratégica, exigindo efetividade, transparência e performance. Ela contribui também para alavancar os resultados da empresa. Porém, se a atuação for falha, pode ser determinante para o fracasso da estrutura empresarial do comércio exterior.
Qual a importância da logística internacional no processo de importação e exportação?
Com a globalização, os mercados estão cada vez mais competitivos e com mudanças que vão ocorrendo cada vez mais rapidamente, obrigando as empresas a procurar maneiras que possibilitem a sua sobrevivência.
Exportar o excedente da produção ou reorientar vendas para o mercado externo pode proporcionar diversificação de receitas e possibilitar posicionamento diferenciado para a empresa. Complementarmente, importação de insumos ou algum produto acabado para compor o mix oferecido poderá colocar a empresa na liderança em seu setor.
O cumprimento dos procedimentos previstos na logística internacional vai garantir o sucesso da estratégia internacional que a empresa está se propondo em implementar.
Negociar e garantir transporte e armazenagem internacionais tem suas peculiaridades, mas uma vez aprendidos termos e técnicas específicos colocam o profissional que os domina em um patamar mais elevado de competitividade e que poderá trabalhar em qualquer lugar do Brasil e até em outros países. Já pensou em seguir a área de Logística, Supply Chain & Transportes? Então esse vídeo é para você!
Já pensou em seguir a área de Logística, Supply Chain & Transportes? Então esse vídeo é para você!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!