Com a polarização das práticas de exportação e importação, cada vez mais empresas estão se aventurando no comércio exterior. No entanto, um grande desafio de embarcar neste mercado, sem dúvidas, é a gestão da logística internacional.
O termo logística já é bem íntimo para os gestores dos mais diversos setores, afinal, é uma área que cuida de todo o processo de transporte, armazenamento e movimentação dos produtos, desde a fábrica até a entrega ao cliente final.
Nesse cenário, a logística internacional está diretamente ligada à tramitação de itens de um país para o outro, sendo responsável por conectar fornecedores e parceiros, garantindo todo o funcionamento dos acordos comerciais entre empresas estrangeiras.
Ou seja, é a logística que vai assegurar que o produto comprado chegue adequadamente e nas melhores condições ao comprador, cumprindo um papel essencial no processo de expansão e sustentabilidade de uma empresa no comércio exterior.
Diante disso, entenda abaixo qual é a importância dessa iniciativa e veja algumas dicas que podem ajudar a otimizar a logística internacional da sua empresa.
Importância da logística internacional
Com a pandemia e o crescimento das vendas, não há como negar que muitas empresas brasileiras encontraram no mercado internacional uma maneira de sobreviverem à crise e inovarem os seus negócios.
No entanto, essa movimentação para comércio exterior não é recente. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Apex Brasil, feita em 2017, 72% das organizações nacionais já queriam iniciar um processo de internacionalização.
Isso significa que o mercado internacional está cada vez mais competitivo e saturado, o que exige das empresas diferencial e processos mais otimizados.
É nesse cenário que a logística mostra a sua importância, pois sem um fluxo muito bem planejado de suprimento, produção, distribuição e entrega dos produtos, dificilmente uma empresa consegue se manter no exterior.
Além disso, essa iniciativa tem o papel crucial na minimização de erros nos acordos comerciais, diminuição de despesas, garantia da satisfação do cliente, otimização de questões burocráticas e melhorias no relacionamento entre diferentes stakeholders.
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